
Esta é a roupa mais nova no pedaço. Confeccionada em tricoline 100% algodão. Como todo o conjunto de axé que a LILUART PRODUTOS ARTESANAIS faz é composto de saia pregueada com 4,5metros de roda, com pano da costa e ojá de cabeça. Médiuns, filhos e filhas de santo de Oya ou Obá se adequam perfeitamente ao perfil desta roupa.
Sobre OYA: Na
Mitologia Yoruba, o nome
Oyá provém do rio de mesmo nome na
Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de
rio Níger. É uma divindade das águas como Oxum e Iemanjá, mas também é relacionada ao elemento ar, sendo uma das divindades que controla os ventos. Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade que é uma das representações do Orixá do Fogo. Assim como a Orixá Obá, Oyá também está relacionada ao culto dos mortos, onde recebeu de Xangô a incumbência de guiá-los a um dos nove céus de acordo com suas ações, para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de erukê especial chamado de Eruexim com o qual estaria protegida dos Eguns. O nome Iansã trata-se de um título que Oyá recebeu de Xangô que faz referência ao entardecer, Iansã=A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer. Era como ele a chamava pois dizia que ela era radiante como o entardecer.
ArquétipoSuas filhas, ou mulheres que tenham Iansã próximo de si (como madrinha por exemplo ou "mãe") aqui na Terra, são mulheres sensuais, ousadas, falam o que pensam e sofrem muito, seja por qualquer motivo, especialmente no amor. São mulheres que batalham, trabalham incansavelmente, são guerreiras, lutam como peões. Geralmente esas mulheres cuidam de tudo sozinha, até dos filhos!
(fonte Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oy%C3%A1Orixá Obá: ,
Orixá africano do Rio Obá ou
rio Níger, primeira esposa de
Xangô, identificada no jogo do
merindilogun pelos odu
odi,
obeogunda e
ossá.
Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha
Ofá. Obasy é a senhora da sociedade elekoo, porém no Brasil esta sociedade passou a cultuar egungun. Deste modo, obasy é a senhora da sociedade lesse-orixa.
Obá representa as águas revoltas dos rios. As
pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá. Ela também controla o barro, aguá parada, lama, lodo e as enchentes. Trabalha junto com
Nanã. Representa também o aspecto masculino das mulheres (fisicamente) e a transformação dos alimentos de crus em cozidos.É também a dona da roda. Orixá, embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Oyá, Oxumarê, Exú e Orumilá.
Fonte Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ob%C3%A1